julho 02, 2006

Passámos os Quartos... Vamos às Meias...

Num jogo de grande tensão, ambas as equipas encaixaram bem. A poucos minutos do fim da primeira parte a percentagem de posse de bola era de 50% 50% para ambas as equipas. Sustos houve de parte a parte, felizmente também os "bifes" estavam com a pontaria desalinhada. Não se sabe se foi do calor da estufa de Gelsenkirshen (acho que se escreve assim.. se não, corrijo mais tarde!...) mas a verdade é que se notava menos velocidade de parte a parte. Motivação a ambas não faltou, e alguns casos, mas penso que no geral, jogadores e árbitros fizeram bem.
Análise caso a caso:
Bola sai dos pés de Beckham em direcção ao braço de um jogador da selecção das Quinas (Nuno Valente? já não sei bem...) - a bola foi jogada muito em cima do jogador que tinha o braço dobrado em frente do peito (ou ligeiramente mais descaído). Bola disparada à queima-roupa quiçá intencionalmente por David B. com a intenção de ganhar um penalti! Não me pareceu que o jogador luso mexesse o braço com a intenção de jogar a bola.. por isso digo Bola na Mão!
Lesão de Beckham - pareceu-me um choque entre o jogador luso e o jogador inglês, mas não um derrube intencional.
Agressão de Rooney a Ricardo Carvalho (ainda lhe deve de estar a doer!) - Sinceramente fiquei com certas dúvidas se a pisadela teria sido intencional.. se assim o foi (sacanice!).. A jogada vinha a decorrer com puxões de R.Carvalho a Rooney e vice versa, o Ricardo cai no relvado no decorrer dos puxões e dá-se a pisadela, com o Rooney de costas para o Ricardo C., pode ter sucedido que o jogador inglês tenha perdido o equilibrio e que ao tentar recuperá-lo dando um passo atrás e estando emaranhado com jogador luso, gerasse esse contacto. Não sei, se calhar foi o que até alegou.. declaro apenas que podia ter acontecido. Aos olhos de quem vê por fora, sobressai o facto de o calcanhar de Rooney carregar sobre uma parte do corpo de Ricardo C. que preocupou e muito a esposa do jogador... O árbitro considerou agressão e sendo isso mostrou bem o cartão vermelho.
Golo anulado a Helder Postiga - Numa noite desinspirada de Pauleta, entrou Helder Postiga para ver se conseguia ter uma pontaria mais afinada. Tal demorou a surgir, e quando finalmente gritámos golo H. Postiga estava realmente fora de jogo. Nada a declarar, a não ser o stress dos penaltis.

Conclusão.

Portugal sai primeiro.
Simão é o primeiro jogador luso a rematar da marca de grande penalidade. O árbito apita, Simão faz a paradinha (pela qual é conhecido) e ... GOOOOLLOOOOOO!!! (Felizmente Simão quase nunca falha o penalti!)
Ricardo é chamado a defender, e mostrando o seu valor na selecção (questões clubisticas à parte!) ajuda com uma excelente defesa. Está feito o aviso. Lampard sai cabisbaixo.
1-0
É a vez de Hugo Viana.. Olha... remata... no Poste.. Arrancou tinta, madeira, mas infelizmente não entrou.
Ricardo regressa.. Hargreaves (provavelmente o melhor brit em campo) marca e empata.
1-1
É a vez de Petit ser chamado ao palco.. tenta colocar o remate ao canto, o guarda-redes estica-se mas a bola ia fora.
E agora Ricardo? É a vez de Steven Gerrard. Remata... Defesa do guarda-redes natural do Montijo. A Inglaterra não consegue passar para a frente no marcador.
1-1
Surge Hélder Postiga, o homem dos penalties simples, directos e por vezes muito lentos.. Engana o guardião da baliza de sua majestada e .... GOOOOOLO!
2-1
Ricardo pode decidir... Carragher, de costas para a baliza, arranca e introduz a bola na baliza, mas golo anulado .. o árbitro ainda não tinha dado ordem para avançar. Ricardo nem pestanejou. Manteve-se concentrado. Carragher tem de optar por outra solução de remate.. e Ricardo, o tal coração de leão.. Torna-se novamente o carrasco inglês, defendendo o terceiro penalti e tornando-se no primeiro guarda redes no mundo a conseguir tal feito em fases finais do campeonato do mundo.
2-1
É a vez de Cristiano Ronaldo. (se ele falha e o proximo jogador inglês marca.. vamos para a fase do 1 contra 1) Mas o Cris, olha, sorri, salta e dá um beijo na bola (já está conquistada!) Olha .. remata .. e marca.. Grande golaço! Ronaldo afasta-se com a boca fechada... grita e olha para os céus e diz "(...) tu aí!"
3-1 (Resultado Final)
Já nem é preciso vir o próximo jogador inglês..! Vamos às meias-finais. Quarta feira em Munique, com a França que eliminou o Brasil, com um golo de Henry a passe de Zidade aos 12 min da segunda parte.

Na minha rua houve festa, que só não continuou porque se foi ver ou ouvir o jogo de onde sairia o próximo oponente, que no final ditou a eliminação do Brasil. Tivesse este ganho, a animação teria voltado de novo à rua com outras cores!



Noutras contas... a Argentina perdeu nas grandes penalidades com a Alemanha que vai defrontar a Itália na meia final de terça feira.

Contas feitas: Homens do jogo - Simão (sim, já sabem que sou benfiquista.. e o primeiro penalti dá sempre alento), RICARDO (és sempre grande na selecção, mas quando voltares à superliga serás sempre assobiado pelos adeptos de outras equipas que não o Sporting.. é a lei natural do futebol, aproveita agora e não leves a mal depois), Cristiano (um grande golo de penalti para encerrar em beleza a execução dos ingleses)..
Temos cá uma pontaria para ir aos penaltis com eles... Bolas.. e queria eu um jogo não tão stressante.. Cá estarei para ver na quarta. Venham eles.. temos contas a ajustar Zizou! Vamos mudar as estatísticas.

Sem comentários: