julho 10, 2006

Acabámos por ficar pelo 4º Lugar... mas lutámos...e bem!

O resultado não demonstra a igualdade do jogo.. Tal como eu previa este deveria ter sido realmente o jogo da final. Foi um jogo bem disputado, umas vezes mais pela Alemanha outras mais por Portugal.

Os golos da Alemanha foram realmente o peso que fez pender a balança. O primeiro com um trajecto estranho bateu o Ricardo, mas fica a sensação que este poderia ter lá chegado. O segundo .. um desvio infeliz do Petit... o terceiro, um GRANDE GOLAÇO de Bastien Schweinsteiger.. bem dizia eu quando vi o alinhamento... fogo! vai jogar o Schweinsteiger.. parece que adivinhava..



Demorou, mas o Scolari lá fez entrar o Nuno Gomes, e o Figo, para dar alguma orientação aos Tugas, que após os golos já não estavam no bom caminho... e daqui saiu a excelente jogada (pena que apenas a dois minutos do fim) que originou o (pelo menos um) Golo de Honra.. ! Para mais já não houve tempo.




Foi um grande jogo, digno de uma finalíssima.
Em contrapartida, o jogo da final foi um pouco monótono, tendo sido o melhor momento, a fase entre os golos (na primeira parte) quando a Itália partiu para cima da França para empatar. O resto do jogo seguiu morno, mais ênfase defensivo típico das duas equipas, associado talvez ao cansaço.
Quem como eu achava que a Itália abominava os penaltis ficou surpreendido quando o jogo para aí caminhava e a Squadra Azzurra parecia não arriscar mais nada.



O prolongamento estava quase a terminar.. e o Zidane (não se encontram fotos), ao sair de uma troca de palavras com o Materazzi, reage com uma cabeçada, que atira o italiano, com os seus 1,93m, ao chão. Confusão, troca de palavras entre os árbitros.. Cartão vermelho! Muitissimo bem mostrado! Não sei o que o Materazzi lhe disse, mas aquela cabeçada não tem nada a ver com a "turra" que do Figo no jogo (penso) da Holanda onde viu amarelo, e por isso bem mostrado o cartão. Foi uma agressão e tanto. A poucos minutos de terminar a carreira.. esta ficou manchada de vermelho. No entanto, e porque (segundo consta) a votação dos jornalista terminou antes desta agressão, Zizou acabou mesmo por ser eleito o melhor e ganhou a bola de ouro.

Buffon foi o melhor guarda-redes... e a nossa Selecção Nacional foi eleita a selecção mais empolgante, via voto on-line dos adeptos de todo o mundo! A bota de ouro para o melhor marcador foi para o alemão Miroslav Klose. Melhor golo: o de Maxi Rodriguez frente ao México!

Mais importante! A França perdeu nos penaltis. Trezeguet entrou aquando da expulsão de Zidane e falhou o segundo penalti dos "gauleses". Os Italianos não perdoaram e marcaram todos os penaltis terminando o jogo como Campeões..! Ainda bem.. estava a torcer por eles...

A selecção nacional foi recebida em apoteose, por uma multidão que os apoiou desde o aeroporto até ao Jamor.

Despedidas oficiais:

Figo - o verdadeiro farol desta selecção de 2006 (gostei mais dele no Mundial que no Euro2004) e Pauleta - fica para a história como o melhor marcador da selecção (foi o único a ultrapassar a marca do Eusébio) mas a seca de golos nas fases finais, deixaram-me sempre a pedir "deixa jogar o Nuno Gomes" - são dois jogadores de características diferentes a utilizar conforme os jogos, mas o Nuno era sempre a segunda opção para a substituição, talvez por Postiga ser mais parecido com o Pauleta.. opções.. o mister é que manda!...
Assim com o Rui Costa vão fazer falta, mas é tempo de dar lugar aos mais novos.

Scolari parece que fica.

tirei fotos daqui

Sem comentários: