março 19, 2006

Leituras...

Ainda a quase meio do "Equador" de Miguel Sousa Tavares (na verdade ainda no primeiro terço do livro).. Enviesei para o "Codex 632" de José Rodrigues dos Santos. O mistério à volta dos Descobrimentos, da identidade e da origem de Cristóvão Colombo. Anagramas, cifras, códigos escondidos, viagens.. um pouco descritivo a mais em determinadas situações, com história que parece algo extrinseca à evolução da aventura mas que se percebe o porquê da sua inclusão ao chegar da conclusão... Não se mostrou para mim (que cada vez mais gosto desta mistura de análise de documentos históricos envoltos nas teias do romanceado) dotado de uma escrita tão empolgante quanto o "Código da Vinci" (religião versus arte), "Anjos e Demónios" (religião versus ciência) e "Conspiração" (a política actual (norte-americana) em todo o seu esplendor), todos de Dan Brown... mas a temática nacional da nossa história, acaba por pegar e a partir do meio do livro torna-se difícil pousá-lo.. mesmo que em algumas partes se torne algo monótono, fica-se sempre com a vontade de ver realmente o fim da história.

Das conclusões a que o livro chega (e que já leu certamente sabe a que me refiro...) gostaria que fossem realidade.. mostrava que no passado fomos um povo astuto, corajoso, matreiro, .. e que teríamos dado a volta aos nuestros hermanos... que hoje em dia tanto já se infiltraram nos nossos negócios e no nosso dia-a-dia. A ler..

1 comentário:

b' disse...

ena ena
dois posts num dia ;))

como sabes já li os dois (livros) e devorei-os....

quantos aos portugueses...
de uma coisa temos a certeza: d joão II sabia da existência do brasil antes do tratado de tordesilhas e antes da chegada oficial de pedro álvares cabral

pelo menos nisto enganámos os castelhanos ;))

beijinhos
@:)