Ah pois é! Estreadinho esta semana, e o facto de se passar no Alentejo, chamou a atenção da minha mãe, que logo me convidou para a acompanhar ao cine.
O filme chama-se "Atrás das Nuvens", é passado inicialmente em Lisboa, mas a paisagem predominante é a do belo Alto Alentejo, nomeadamente a zona de Estremoz e Portalegre.
A história do filme, passa pela vontade de um neto de ir sózinho à procura do avô paterno para o conhecer e pela magia que a imaginação e um certo "boca de sapo" grená podem revelar. A calmia da paisagem alentejana passa para a velocidade de acção do filme (naturalmente um pouco lenta, como a maioria dos filmes portugueses que tenho visto - e que na realidade são poucos!), tornando-o um pouco dificil de acompanhar, mas a adaptação e o conto que conta, adapatam-se tão bem e acabam por nos envolver e agarrar.
As personagens são poucas mas envolventes, e a actuação do pequeno Ruben Leonardo (Paulo) acompanhado pelo veterano Nicolau Breyner (avô Miguel - ou, Sr. Engenheiro) e por Sofia Grilo, mostra que existe futuro nas novas gerações de actores portugueses.
Parabéns ao realizador Jorge Quiroga.
Pena que com tantas belas imagens e paisagens não apareça o pôr-do-sol do Alto Alentejo com o contraste do escuro do montado com os dourados e laranjas do céu.
Sem comentários:
Enviar um comentário