março 26, 2007

A votação chegou ao fim... e o resultado foi o menos esperado. Ou não?

Não me vou pronunciar sobre a escolha do "velhinho" Salazar face aos restante 9 eleitos como Top 10 dos Grandes Portugueses. Todos os finalistas tiveram o seu papel na História de Portugal e a bem ou a mal marcaram cada um as suas épocas. Todos tiveram coisas boas ou más, e o mais importante que sai do Concurso da RTP foi que na generalidade, quem assistisse aos programas de "defesa" de cada "candidato" ficou indubitavelmente a saber um pouco mais da História do nosso país. Louvo essa perspectiva do programa.

Parece que o século XX ainda não foi há assim tanto tempo para uma avaliação mais imparcial do mesmo, no entanto foram as personagens finalistas desses tempos que mais dominaram a votação alcançando os lugares do pódio com um honroso terceiro lugar, se calhar à personagem que mais merecia pelo menos ser reconhecido como um bom português e um grande Homem. Este sim, num momento de decisão, não foi egoísta e decidiu ajudar os outros. Terá sido sem dúvida o mais altruísta da lista.
Sobra-nos o Ying e o Yang, o primeiro e o segundo lugar, de onde nos parece, um não estaria se não estivesse o outro.

Eu teria escolhido um Camões, um Afonso Henriques (sem fazer a ligação à selecção nacional como ontem um certo apoiante do nosso primeiro Rei teimava em estabelecer...) mesmo que batesse na mãe, se calhar mesmo um Padre António Vieira, sei lá... Grande grande era mesmo a Padeira de Aljubarrota...
Mais do que o resultado final, custou-me mesmo perceber as regras do jogo. O facto de a uma lista original se puder "juntar" qualquer nome que nos viesse à cabeça - mesmo um actor dos Morangos (que está bem, até fez outra novela da TVI) e mesmo dirigentes desportivos (que quanto muito serão bons para os seus clubes,... mas para o País?) não se percebe. E depois, na última fase, o votar-se por telefone, mesmo que só se pudesse ligar de cada telefone uma única vez, e com chamadas de valor acrescentado... é de tirar a vontade a alguns de nós a votar.. funciona bem com os lobbies, é certo, que se organizam e votam, mesmo que o intuito fosse apenas chamar a atenção para a situação actual (como se pode perceber nos comentários de alguns dos convidados no programa e posts e opiniões que pela net hoje circularam!). Não me quer parecer que 41% dos portugueses queiram voltar ao Antigo Regime...

Eu prefiro o "modus operandi" das votações para as novas 7 maravilhas do mundo e das 7 maravilhas de portugal. O sistema é mais ou menos, o seguinte: Houve uma pré-selecção de "experts" - não sabemos quem são -, mas estiveram abertos a propostas e depois analisaram científicamente quais os monumentos a considerar. Depois veio um novo grupo de diversos sectores (História, Arquitectura, Sociologia, etc...) e da pré-selecção chegaram a 21 candidatos.
Desses 21, podemos agora, escolhendo 7, ajudar a escolher, quer pelo telefone quer pela internet, quais serão então as sete maravilhas. Naturalmente que todos sabemos que provavelmente faltam monumentos nesses 21, mas se assim não fosse, e por mais que eu goste do Estádio da Luz, seriam os estádios provavelmente a aparecer... Não quero com isto dizer que não devam aparecer obras modernas nas listagens, mas as maravilhas surgem muitas vezes descontextualizadas, isto é, deveriam ser monumentos pioneiros, e vanguardistas para as suas épocas, surgindo aqui naturalmente a problemática da proximidade. Fascina muito mais o monumento antigo, quando as ferramentas e os materiais não eram tão fáceis de manusear como hoje em dia.

Estranho, estranho foi a quantidade de dinheiro gasta em publicidade (que certamente reverteu para os cofres com as chamadas de valor acrescentado) e que no dia seguinte ao fim do programa, nada ou quase nada aparece nos meios oficiais. Será que assim seria com qualquer vencedor? Bom, o programa lá chegou ao fim, e como sempre as mulheres foram as que sairam "lixadas". Nem uma chegou aos dez mais!
Sugiro à RTP, à SIC ou à TVI, uma série de programas sobre as Grandes Mulheres Portuguesas, não um concurso, mas sim programas didáticos de História, sendo esta sim, vale a pena dizer novamente, a maior valia do programa.

Falemos agora de Heróis do Mar... viramo-nos para o desporto sim, mas não o desporto rei, ainda não.

Parabéns à Selecção Nacional de Râguebi! Reservem-se já as bandeiras colocadas nas janelas para o mês de Setembro.

Parabéns Vanessa Fernandes, continua a conquistar pódios.

E é claro, não esqueçamos os nossos meninos (sub-21) e a selecção A que já estão na Sérvia após dois bons jogos. Grande golo de Quaresma ... Continua assim, mas só na Selecção!

Conclusão de um fim-de-semana: Viva Portugal! E que daqui a 50 anos se faça outra votação dos grandes portugueses, e não se admirem se ganhar o José "já não sei se é Eng. ou não" Sócrates, visto ele estar cada vez mais popular. E isso afirmo-o porque (sem recorrer a sondagens)... com tanto fecho de maternidades, SAPs, reorganizações, reestruturações, perda de regalias (só para os mais pequenos), e com tantas manifs contra o Governo, quando o "gajo" vai correr nas maratonas, anda tudo a sorrir ao pé dele e não há uma alminha caridosa que lhe pregue uma rasteira... Tenho dito.

março 19, 2007

Deves estar a chegar...

A eterna espera, por quem pode estar a chegar, deve estar a chegar, deve estar a chegar....

A banda é nacional, toca no modo Rock (segundo está no seu myspace)...
São os Oioai..eles estão aqui

vejam quem são e quem deles gosta

Esta música é um espectáculo, a sonoridade, a letra (tão simples e tão profunda) dá para pensar por quem esperam eles...

ouvir

Têm mais músicas para ouvir: Sushi baby; Jardim das Estátuas; A Seta - A Sushi baby também é muito interessante: "Amo-te mais água que as torneiras, amo-te muito mais alto que as nuvens" pode facilmente tornar-se uma frase comum para os que se declaram às suas(seus) amadas(os).

Conheci-os graças à nova colecção de música portuguesa do jornal P(úblico), colecção única, onde reunem a eterna Amália, a Milú, o Trio Odemira, entre outros, com as novas (e um pouco mais cotas gerações - nomeadamente o Pop Rock Português dos Anos 80) bandas e grupos portugueses. Aparecem nomes como Buraka Sound System, os Oioai, os Da Weasel com a sua música onde dizem (pedem) ao Presidente para ir visitar o Intendente... Lindo!

Muito boa a colecção... já só faltam mais nove.

Armando Gonçalves Teixeira

Notícias de última hora! O Benfica está a um ponto do líder do campeonato, após uma "bomba" que saiu disparada do pé do "Pitbull" Petit, sendo desviada pela cabeça do médio do Estrela, Daniel (que dor de cabeça deve ter tido!). Agora vêm os jogos da selecção e depois, Benfica-Porto na Catedral! A ver vamos...

Temos que agradecer aos lagartinhos (e ao Rodrigo Tello em especial) pelo golo no Dragão.

E o que dizer deste tempo "marado"? Quais avanço do nível médio das águas do mar! O maior perigo ambiental é este. Ontem estava um dia de verão - 25 graus - pouco vento - as praias cheias... Hoje, a máxima era de 16, mas com o vento gelado que se fez sentir, a sensação térmica deve ter sido muito inferior... Até umas gotinhas de chuva apanhei (já estava a parar quando saí!)

A primavera está para chegar, mas o São Pedro já não é o que era antigamente. Hoje em dia temos que sair de casa com o biquini vestido, calções e calças ou collants e saias, levamos o chinelinho na mala e a botinha no pé ou vice-versa, empacotamos na mala, o protector solar, o cachecol e o baton do cieiro, e levamos vestidas, a bela t-shirt, a camisa, a camisola, o kispo, o sobretudo... etc.. é levar o guarda-roupa às costas, senão corremos perigo de não levar a roupa adequada para a rua.

março 01, 2007

Homenagem


Manuel Galrinho Bento

N - Golegã - 25 de Junho de 1948
F - Barreiro - 1 de Março de 2007